quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Vamos falar de Vinho (para elas)

O que é que Isabel Saldanha, fotógrafa e escritora; Luana Cunha Ferreira, psicóloga; e a equipa da Wine Service 4 You, Manuel Moreira e Sérgio Antunes, especialistas no vinho e na sua linguagem, têm em comum?


Conspiração é a resposta correta. A Wine Conspiracy surge para aprofundar os conhecimentos sobre vinho, enquanto se reflecte sobre identidade e desenvolvimento pessoal, através de workshops, onde todos os temas e questões surgem e se desenrolam a partir do néctar de Baco. Os participantes são convidados a olhar para si próprios através de analogias pertinentes, num ambiente informal e descontraído, onde a conversa e a partilha serão uma constante. É previsto que os encontros se realizem duas vezes por mês em apartamentos AirBnB, alugados nas diferentes cidades onde forem promovidos. “Queremos que as pessoas se sintam em casa. Faremos a ocupação da sala de estar e da mesa de refeições para que todo o workshop aconteça como se tratasse apenas de um bom encontro de amigos”, refere Isabel Saldanha. “Inicialmente, arrancaremos com workshops exclusivos para o público feminino, porque ainda consideramos que o vinho é um território muito masculinizado. As mulheres são geralmente muito participativas e vão ajudar-nos a limar o conceito. Consideramos que existe ainda bastante formalismo na degustação menos académica do vinho. A maioria das pessoas não tem acesso a este tipo de encontros em torno do vinho, a não ser que seja um conhecedor do meio ou um apreciador convicto. Pela minha experiência com o público dos meus workshops, é importante arranjar tempo e momentos, para falar sobre as questões que nos trazem ansiedade no dia a dia num ambiente construtivo, académico e de tertúlia”, acrescenta. Luana Cunha Ferreira, doutorada em psicologia clínica e da família, entende que “o vinho surge aqui como uma metáfora contínua ao longo de várias actividades experienciais que colocam os participantes a reflectirem de forma muito prática sobre algumas questões no âmbito do seu desenvolvimento pessoal, tais como o contraste entre vivências actuais e as desejadas, a identidadade, autonomia, poder, e, e acima de tudo, o seu ambiente relacional (família, amigos, etc). É importante sublinhar que o que se vai passar em cada conspiração não tem nada a ver com terapia, isso fica para o consultório….mas não garantimos que não tenha efeitos terapêuticos”.


Manuel Moreira, profissional com um sólido e reconhecido percurso do sector do vinho, envolvido neste projeto com a sua empresa Wine Service 4 You, encarou o desafio de entrar nas Wine Conspiracy como “uma oportunidade para falar de vinho a um público diferente, mais atento à qualidade e à diferenciação e ávido por descodificar melhor este universo do vinho”. Sérgio Antunes destaca a criteriosa seleção de produtores nacionais, (entre os quais Paulo Laureano, Quinta do Monte d'Oiro ou Caminhos Cruzados) de diferentes regiões, que vão apresentar nas dinâmicas. “Os participantes vão ter a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos nacionais, vinhos antigos ou algumas novidades que ainda nem chegaram ao mercado ”, refere o sommelier. Os workshops começam brevemente (o próximo é já dia 19 de Dezembro), pelo que as inscrições já estão abertas e não terão mais de oito pessoas para permitir que as atividades sejam feitas com atenção individual. As inscrições são feitas através do seguinte e-mail. Cada conspiração tem lugar num local secreto e diferente, e a sua divulgação é feita através da página do FacebookAs participantes serão avisadas das coordenadas do local com 48h de antecedência por e-mail. O valor do workshop é 250€ por pessoa (provas e almoço incluído).

Sem comentários:

Enviar um comentário