quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Santini e The Insólito juntos

O Santini está habituado a surpreender, a afastar-se do conceito original de “morango ou chocolate”, e tem vindo a desenvolver parcerias que demonstram o real potencial do gelado quando conjugado com o contexto certo. 


Desta feita, o contexto surgiu de uma série de contactos informais aliados à vontade de criar algo de inédito numa parceria entre o Santini e o Restaurante & Bar The Insólito. Não existe um nome, a fuga aos sufixos “inis” e à adjetivação “insólita” assim o ditaram, mas existe todo um conceito por desvendar. O que inicialmente parecia uma loucura começou a concretizar-se numa reunião ao final da tarde na esplanada do The Decadente, espaço também da responsabilidade da Família d’Eça Leal. “Ideias como gelado de Ostra, Tinta de Choco, Salicórnia, Tamarindo ou Cerveja Artesanal, passaram para o papel ainda com uma saudável dose de ceticismo”, começam por explicar Martim de Botton, Administrador do Santini, e Duarte d’Eça Leal, um dos irmãos responsáveis pelo The Insólito, à frente desta parceria. “Quando o Eduardo Santini recebeu o Chef Nuno Lima – o Mestre Geladeiro do Santini e o Chefe Executivo do The Insólito -, no laboratório do Santini começaram a tentar transformar as matérias primas em gelado. No final do dia, todos os ingredientes tinham sido transformados em gelado com sucesso”, confessam com entusiasmo. 


A parceria resultou em duas mesas do chef, uma com capacidade para 14 pessoas e outra, mais intimista, com espaço para 6 pessoas (nunca ambos em simultâneo), onde todas as quintas, sextas e sábados, com marcação e com um custo de 55€ por menu e 20€ para o suplemento de vinhos (cinco vinhos) serão apresentados sete pratos de autor completamente inéditos e originais. Na barra para seis pessoas é possível assistir à preparação dos pratos em primeira-mão e com contacto direto com o Chef. 


Gelados e gastronomia regular irão dançar lado a lado regados pelo vinho ideal. A componente de inovação leva à rotatividade dos pratos e menus que a cada dois meses serão substituídos por novas combinações improváveis. Os sabores de gelado lançados com a parceria serão exclusivos e não poderão ser degustados noutro local. Espera-se que até ao final do ano cada prato possua um apontamento de gelado específico. Pode pensar-se que é algo de loucos, para nós é algo "Insolitamente Santini" 

Sem comentários:

Enviar um comentário