quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dormir com os Livros

O dia da criança já passou, mas a 85ª Feira do Livro de Lisboa continua a surpreender os mais pequenos.Pela primeira vez, realizada em parceria com as Bibliotecas Municipais de Lisboa, a Feira do Livro vai permitir a cerca de 140 crianças passarem uma noite única na Feira, rodeadas de livros, histórias e letras.



A iniciativa “Noites Happy Readers: Acampar com Histórias”, apoiada pela McDonald’s Portugal, repete-se ainda durante quatro noites. As noites de 5,6,12 e 13 de junho, e pretende desenvolver nos participantes o gosto pela leitura, promovendo a Feira do Livro de Lisboa e a Estufa Fria de Lisboa junto dos mais novos, dando-lhes ao mesmo tempo o privilégio de conhecerem estes espaços numa ótica totalmente diferente do convencional.

Os acampamentos têm início às 18h30, seguindo-se uma visita pela Feira do Livro, passando pelo stand das Bibliotecas de Lisboa e pela Happy Van - uma biblioteca móvel desenvolvida com o intuito de fomentar os hábitos de leitura, de uma forma lúdica. Após o jantar os participantes serão envolvidos por fazedores de livros, desenhadores de personagens e contadores de palavras, num programa surpresa que será diferente a cada noite, propiciando a cada grupo uma experiência única e inesquecível. 

O programa vai contar com a participação de nomes como Marc Parchow (ilustrador), que vai contar uma história, tocar viola, cantar e ilustrar; João Ricardo (ator e escritor) e Ana Sofia Gonçalves (ilustradora), que vão contar a história “Queres namorar comigo”, seguindo-se uma oficina de ilustração; Sandro Junqueira (escritor, ator e encenador); e Bruno Batista (contador de histórias). Ainda antes da hora de deitar, os participantes desta atividade andarão “Em Busca do Papiro” num peddy paper pela Estufa Fria de Lisboa, onde irão descobrir não só o espaço em si, mas também aprender sobre as muitas plantas que habitam o espaço. A hora do sono não chega, porém, sem se ouvir uma “História de Encantar” e pela manhã, depois do pequeno-almoço, os participantes preencherão o diário gráfico desta experiência e percorrerão os jogos pedagógicos das “Ideias com História” até os pais chegarem, pelas 10h45.


Sem comentários:

Enviar um comentário