segunda-feira, 18 de maio de 2015

Miguel Laffan vira frangos no Mercado da Ribeira

É a mais recente "aquisição" do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, e já é um sucesso. O conceituado chef estrela Michelin, Miguel Laffan, deu literalmente asas à sua criatividade e trouxe até nós um conceito de restauração onde o frango é a estrela de todos os pratos.



De forma reinventada, despretensiosa mas simultaneamente,  com paladares arrojados, onde a criatividade transforma o simples frango assado numa proposta divertida e com temperos de todo o mundo, seja em saladas, sandes ou simplesmente assado com acompanhamentos inusitados, Miguel Laffan diz que “tem sido uma experiência fantástica e enriquecedora, sair do enquadramento da cozinha de autor e trabalhar criativamente um produto tão tradicional como é o frango” . Aberto ao público em finais de março, o Chicken All Around surge depois de Miguel ter entendido que existia uma lacuna na oferta de um produto tão consensual como o frango, num formato mais sério e criativo. Um alimento que todas as faixas etárias apreciam e tão equilibrado nutricionalmente, não estava a ser abordado de forma plena, sendo assim decidiu desafiar-se a reinventar modos de cozinhar este alimento e colocá-los em prática neste conceito com o apoio do chef João Oliveira (responsável do espaço no dia-a-dia).

Os frangos foram criteriosamente escolhidos e são unidades de aproximadamente 400g cada, estilo frango da Guia. A proposta gastronómica tem como peça central o assador: um forno especial aquecido com brasas que mantêm a temperatura de assar no ponto certo de equilíbrio para obter uma carne na textura certa e bem suculenta. Mas aqui o simples Frango assado pode ter diversos temperos que se podem escolher no menu: as influências tailandesas da cozinha de Miguel Laffan estão presentes, com o Frango Thai, mas o menu permite viagens por países como a Argentina, com o Frango com molho Chimichurri ou, por exemplo, a Índia, com o frango Tandoori.  Na ementa também se podem escolher saladas compostas como a Salada Caeser, e sandes como a famosa Club Sandwish, para dar os exemplos mais clássicos da carta. A localização e estilo de consumo do Mercado da Ribeira, onde surge o primeiro restaurante do conceito Chicken All Around foi tida em conta na definição do próprio menu: existem cinco variedades de Frango no Pão ideais para quem está com pressa para almoçar, assim como a variedade de smoothies e de saladas direcionadas a clientes com preocupações saudáveis. Da paixão de Miguel por noodles surgem também quatro versões que se encontram disponíveis no menu, nós destacamos sem hesitar os de frango. Os petiscos, disponíveis a qualquer hora do dia, podem ser degustados com vinho a copo, onde os vinhos portugueses são os de eleição, existem três tintos, três brancos, um verde, um rosé, destacando-se também a presença de champanhe que permite harmonizações interessantes com muitos dos pratos apresentados. Para os mais gulosos existem seis versões diferentes de mini Bolas de Berlim, e algodão doce como remate final de uma boa refeição. Existe ainda um menu infantil onde está disponível um Hot dog caseiro de frango.



Miguel tem uma abordagem muito pró-ativa dentro da sua cozinha, acredita que só através de uma pesquisa insaciável, da determinação e do rigor é que se atinge uma cozinha de excelência. Para ele é tão importante a frescura de um alimento como a frescura mental de quem o transforma, este equilíbrio é a sua grande referência, sendo a partir desta filosofia que cria equipas e conceitos de sucesso, a escolha do chef João Oliveira não é um acaso, muito pelo contrário, é uma aposta. Pela consensualidade em torno do produto e pela inovação na sua apresentação e confecção, o objectivo passa por abrir mais espaços com a marca Chicken All Around pelo país num futuro muito próximo.  

1 comentário: