sexta-feira, 8 de maio de 2015

1.3 BILLION - João Ferreira

Situada no número 4C da Avenida 24 de Julho em Lisboa, a Pequena Galeria inaugura, a 21 de maio pelas 18h00, a exposição de fotografia 1.3 Billion de João Ferreira, com curadoria de Luís Pereira.


João Ferreira nasceu em Leiria, onde reside e trabalha. Profissionalmente ligado desde 1997, à indústria de moldes para injeção de plástico, exerce atualmente as funções de gestor de projeto. A fotografia acompanha-o como um hobby, desde a década de noventa, altura em que, com a sua Zenit analógica dos anos oitenta e em segunda mão, deu os primeiros passos na descoberta desta paixão. Em 2008 adquire a sua máquina DSLR. Entre 2010 e 2011 publica fotos em algumas revistas de automóveis clássicos, em Portugal e França. Desde 2011 os temas dos seus trabalhos são dedicados essencialmente à fotografia de rua e documental, tendo alguns projetos elaborados em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Cuba e China.

1.3 Billion é uma narrativa fotográfica que retrata o quotidiano no país mais populoso do planeta. A China vive na atualidade uma transformação profunda, onde as pessoas vivem lado-a-lado com o domínio tecnológico e as tradições milenares da sua cultura. Este trabalho destaca o ser humano e a sua envolvência com os outros e com a cidade. Projeto apresentado em fotos a preto e branco, feitas em diferentes períodos desde finais de 2011, em várias cidades do Sul da China, impressas a jato de tinta em papel fine-art.

Fotografias de João Ferreira

Apresentada ao público em março de 2014, no Museu da Imagem em Movimento em Leiria, esta exposição esteve também patente em Pombal, em fevereiro de 2015, contando já com mais de 2.500 visitantes no total das duas mostras. Poderá ser vista gratuitamente até dia 6 de junho, não deixem passar esta oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário