quinta-feira, 9 de abril de 2015

LisbonWeek e Caixa Geral de Depósitos: Exposição Porfírio Pardal Monteiro

Pela terceira vez consecutiva, a Caixa Geral de Depósitos volta a surgir como mecenas de um dos principais momentos do LisbonWeek. Confirmando o seu apoio às artes e à cultura, a Caixa é o patrocinador oficial da exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, que vai estar patente na Biblioteca Nacional de Portugal a partir do dia 10 de Abril.



No seguimento da relação criada em 2012, na primeira edição do LisbonWeek, esta instituição bancária volta a apostar no apoio ao maior evento cultural e turístico de descoberta de Lisboa. Desta feita, o apoio é duplamente especial, uma vez que Porfírio Pardal Monteiro, um dos maiores arquitectos do século XX em Portugal, começou a sua carreira precisamente na Caixa Geral de Depósitos. Em 1920, entrou para o serviço de arquitectura da Caixa, que viria a chefiar nove anos depois, em 1929. Pelo meio, desenvolveu os balcões de Alcântara, Setúbal e Porto. Este último uma das suas primeiras grandes obras com claras influências art déco e, no seu todo, um edifício com forte impacto monumentalizante.

A exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, vai ocupar 1000 metros quadrados da nova sala de exposições da Biblioteca Nacional de Portugal, e assume-se como uma homenagem a Porfírio Pardal Monteiro. Através de desenhos originais, objectos pessoais, mobiliário, levantamento fotográfico do trabalho e da vida pessoal, a Caixa e o LisbonWeek quiseram oferecer uma visão panorâmica da vida e obra de Pardal Monteiro. Esta será uma oportunidade única de saber mais sobre um dos grandes arquitectos do nosso país, uma vez que nenhuma retrospectiva do género se realiza desde 1938.

Graças ao apoio da Caixa, esta exposição é de entrada livre de 10 a 19 de Abril e ficará em exibição para lá do LisbonWeek, até ao dia 9 de Junho. Para os colaboradores e clientes da Caixa a entrada será sempre gratuita, mediante apresentação do cartão de colaborador ou cartão da Caixa. Existe ainda a possibilidade de marcar visitas guiadas, com um arquitecto, à exposição. Estas visitas terão um número mínimo de 10 pessoas e um número máximo de 20, e serão realizadas uma vez por dia, de manhã. Os interessados devem contactar a organização do LisbonWeek através do e-mail reservas@lisbonweek.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário