quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ler em Todo o Lado

Até ao próximo dia 30 de abril, os portugueses vão Ler em Todo o Lado. Numa iniciativa co-produzida, pelo terceiro ano consecutivo, pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e pela Câmara Municipal de Lisboa - Bibliotecas Municipais de Lisboa, a leitura vai invadir espaços e ambientes, saindo à rua e desafiando todos a participar no movimento.


Com o objetivo de promover os hábitos de leitura junto dos portugueses, em diferentes locais do país e com as mais variadas ações, o calendário do mês de Ler em Todo o Lado inclui um pouco de tudo: lançamentos, apresentações de livros, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, intervenções artísticas e encenações, maratonas de leitura, feiras de rua, exposições e promoções.

“Durante o mês de Abril, queremos desafiar todos os portugueses a saírem à rua com os seus livros e mostrarem que a leitura pode e deve estar por todo o lado”, afirma Susana Silvestre, Responsável pela Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa. “A iniciativa Ler  em Todo o Lado junta livreiros e bibliotecas do país com um único objetivo: promover a leitura. Queremos trazer os livros para os jardins, cafés, mercados, estações de comboio. Queremos levar a leitura a todo o lado.”, afirma Bruno Pacheco, Secretário-Geral da APEL.

No programa da edição de 2015 de Ler em Todo o Lado, destaque para a V Noite de Encantar, que decorrerá no dia 17 de abril, pelas 20h30, na Biblioteca Orlando Ribeiro. Uma atividade pensada para famílias com crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, que ao longo de cerca de 2h são desafiadas a partir à descoberta da música e dos sons escondidos nas páginas de livros. Destaque, ainda, para a exposição As Palavras não Cabem nos Livros, entre os dias 1 e 30 de abril, no Mercado de Campo de Ourique – uma intervenção visual e performativa na cidade de Lisboa, em espaço urbano, pelos alunos da Escola Artística António Arroio que associam imagens produzidas em serigrafia, fotografia, desenho e colagem, a frases de autores maiores da literatura universal.

O programa pode ser consultado na íntegra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário