quinta-feira, 5 de março de 2015

Por Lisboa com ...

Lisboa é de todos nós. Lisboa é de quem nasceu nela, de quem cresceu nela e de quem vive nela. De quem a visita, de quem a admira, de quem a consome. Tendo como base todos estes sujeitos, iniciámos uma rubrica nova e decidimos inaugurá-la com João Jacinto Freitas Ferreira, autor do Gentleman's Journal, recentemente premiado como blogger do ano pelo canal E!.

Fotografia de Sara Pinheiro
O João é consultor de comunicação, e antes de se dedicar ao seu Gentleman's Journal trabalhou em projetos culturais e integrou várias equipas em agências de comunicação, na vertente da Moda, até chegar à Global Press. Trabalhou também como relações públicas no restaurante Bica do Sapato, como comentador no programa passadeira vermelha da SIC Caras, e é presença assídua nas relações públicas da Moda Lisboa. Residente na zona da baixa e apaixonado pela nossa cidade, aceitou de imediato responder às questões que agora partilhamos convosco.

Define Lisboa numa frase:
Lisboa é a nitidez através do ar, Lisboa é a cor manchada dos muros, Lisboa é o musgo novo a nascer sobre o musgo seco,  Lisboa é a imperfeição criteriosa e Lisboa é o céu reflectido - José Luís Peixoto

Define Lisboa num momento:
O por do sol em qualquer miradouro, mas no da graça é fantástico!

Define Lisboa numa música:
Lisboa não sejas Francesa de Amália Rodrigues

Define Lisboa numa cor:
Dourado do sol

Cheira bem, cheira a Lisboa, e a ti?
O cheiro das jacarandás em flor

Se pudesses escolher um recanto em Lisboa só para ti, onde seria? 
Uma varanda na Rua da Madalena, uma água furtada em Santa Catarina ou algo nestes bairros históricos. Como vivo na Baixa, não imagino mais nada!

O que mudarias em Lisboa?
As sucessivas mudanças e a falta de visão a longo prazo dos nossos governantes. E, a falta de respeito pelos edifícios antigos. As atrocidades que se fazem no lugar de edifícios antigos é agoniante. 


4 comentários:

  1. "iniciámos uma rubrica nova" ???

    ResponderEliminar
  2. Grande iniciativa, os meus Parabéns :-D

    ResponderEliminar
  3. Está muito gira a ideia. Parabéns! :D

    ResponderEliminar
  4. Mas afinal, qual é mesmo a diferença entre esta nova rubrica e a "Lisboa aos olhos de..." ?

    ResponderEliminar