sexta-feira, 13 de março de 2015

Modalisboa Curiouser

A 44ª edição da Modalisboa arranca já hoje e estendesse até domingo dia 15 no Pátio da Galé, com desfiles extra na Casa da Balança (Marinha Portuguesa) e Paços do Concelho. O tema desta edição é Curiouser, inspirado na obra de Alice no Pais das Maravilhas. A curiosidade é o coração da moda. Sem ela não existiria a vontade de explorar a moda, de criar, de mudar, de estabelecer novas fronteiras, esquecer as referências e partir em direção ao desconhecido – seja através da beleza, do excêntrico ou da reformulação dos espaços onde a moda se expõe. Sem a curiosidade a moda não teria arte ou cor, não teria vontade ou sangue, a moda seria apenas um planeta por conquistar, uma visão sem horizonte ou um mundo sem curvas. 



A curiosidade é o futuro da moda – porque ela permite-nos também esquecer momentaneamente o legado do passado e sermos assim seduzidos pela juventude da moda, pela geração que nasce, pela vontade de descobrir o que se esconde no fim do arco-íris. Mas a curiosidade pelo objeto não se faz sem a curiosidade do sujeito – o “curiouser”, o criador, o artista, o artífice. A curiosidade não se faz sem o olhar humano, sem a pesquisa e a investigação dos perspicazes, dos sagazes, das tentativas fugazes – e até dos respetivos erros. São esses olhares autorais em renovação que vamos explorar na ModaLisboa Curiouser, onde serão apresentadas as coleções para o próximo inverno 2016 de 30 designers nacionais: 12 na passerelle principal, 6 no Lab e 12 no Sangue Novo.

Haverá como em todas as edições novidades, uma das quais está na disposição da sala e no tamanho da passerelle que cresce para os 120m em vez dos habituais 40m. Deixa de existir uma bancada, passando a existir apenas a primeira e segunda fila, explorando assim todo o comprimento da sala, afirma Eduarda Abbondanza, diretora da Associação Modalisboa. O Wonder Room volta a estar presença no número 33 da Praça do Municipio (BPI), e servirá de ponto de venda de diversas marcas e criadores portugueses, este espaço está aberto ao público.

ModaLisboa Curiouser já está em contagem decrescente. E em curiosidade crescente.

Sem comentários:

Enviar um comentário