quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vodafone Mexefest

Está a chegar o festival mais urbano do pais. Começa já amanhã mais uma edição do Vodafone Mexefest, e mais uma vez Lisboa vai receber na Avenida da Liberdade, em 12 salas diferentes mais de 50 artistas.



Esta edição, que decorre nos dias 28 e 29 de Novembro, traz até nós artistas como St. VIncent, Wild Beasts, Tune-Yards, Sharon Van Etten, Perfume Genius, Palma Violets, Capicua, Kindness, Clã & Convidados, King Gizzard & The Lizard Wizard, Branko entre muitos outros, que iram dar os seus concertos em salas tão distintas como o Cinema São Jorge, o Starbucks Café no Rossio, a Casa do Alentejo, o Coliseu dos Recreios ou até mesmo a Igreja São Luís dos Franceses.

"De palco em palco a música mexe na cidade" e sendo o quarto ano consecutivo, podemos afirmar que é uma aposta ganha. Sendo um conceito de festival diferente de todos os os outros, onde a rua é o nosso recinto, deixamos o nosso roteiro do sobe e desce para não perder o que consideramos essencial nestes dois dias. Sexta-feira dia 28, comecemos pelo tempo onde as previsões não são animadoras, a chuva será uma presença assídua, mas nada que um bom impermeável não ajude a proteger. Sendo um dia de trabalho, para nós o Mexefest começará as 21h00 no Cinema São Jorge, com o concerto de Capicua, onde a rapper do Porto que já anda nestas lides desde 2004, apesar de o seu álbum de estreia apenas ter sido lançado no decorrer de 2012 através da Optimus Discos irá dar um concerto que durará cerca de uma hora revisitando os seus trabalhos. Descendo até ao Coliseu dos Recreios, as 22h00 os Americanos Tune-Yards apresentam o seu mais recente trabalho Nikki Nack num estilo mais indie-pop. Voltamos a subir para a sala Super Bock Super Bock que estará localizada na garagem da EPAL, para ouvirmos o psicadelismo dos Australianos King Gizzard & The Lizard Wizard pelas 23h15, voltando de novo ao Coliseu para acabar a noite assistindo a St. Vincent que é o grande nome do festival e naturalmente um dos concertos mais aguardados do mesmo pelas 00h15. Podendo parecer um pouco exagerado, a NME elegeu o álbum homónimo de Anne Clark para melhor do ano. 
No segundo e ultimo dia do festival, o São Pedro irá dar tréguas. Sendo fim-de-semana a noite começará as 19h45 no Cinema São Jorge, onde os Lisboetas Savanna iram tocar o seu disco Dreams to be Awake, seguindo de imediato para o Coliseu, onde a Americana, natural de New Jersey, Sharon Van Etten vai atuar pelas 21h30. As 23h00 estamos de volta ao São Jorge, onde Perfume Genius irá apresentar o seu mais recente trabalho Too Bright num concerto cheio de uma teatralidade convincente encenada pela voz profunda de Mike Hadreas, e pela sensibilidade extrema dos arranjos, puro intimismo numa sala de grandes dimensões. A ultima paragem obrigatória será a partir das 00h15 novamente no coliseu, onde os Britânicos Wild Beasts trazem na bagagem o seu mais recente Present Tense. Na mesma sala pelas 01h45, Dengue Dengue Dengue trazem a sua sonoridade electrónica onde misturam dub, cumbia e techno, vêm no Globaile liderado por Branko que terá a responsabilidade de encerrar mais uma edição do Mexefest a partir das 03h00.

Não podíamos deixar de notar a importância crescente atribuída à música Portuguesa. A produção nacional está cada vez melhor e surgem cada vez mais novos projetos que além de não envergonharem ninguém, ainda merecem destaques no cartaz. Outro facto é o peso das mulheres que encabeçam o cartaz do Mexefest, sendo elas as grandes protagonistas, fazendo justiça aos excelentes trabalhos que desenvolveram ao longo deste ano. 


A ter em conta:
- Utilizem os transportes públicos, a Avenida da Liberdade estará cortada e o estacionamento será praticamente impossível, os próprios parques por norma estão lotados.
- Se querem mesmo ver um artista especifico vão cedo, as entradas são controladas de acordo com o espaço disponível na sala e por vezes a afluência é muita.
-  Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e têm o valor único de 40€ para os dois dias. O mesmo bilhete terá de ser trocado por uma pulseira na bilheteira oficial que fica no Coliseu de Lisboa, a partir das 13h00 de hoje (quinta-feira). Para mais informações relativamente aos bilhetes, consultem aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário