quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Espaço Sénior da Junta de Freguesia de Alvalade, um caso de sucesso!


O texto que abaixo publicamos, intitulado "Espaço Sénior" é da autoria da Junta de Freguesia de Alvalade, e resulta de um desafio por nós lançado, que se baseou no conhecido trabalho que esta Junta tem desempenhado no apoio aos idosos.

Um agradecimento especial ao Sr. Secretário da Junta de Freguesia de Alvalade, Miguel  Silva Pereira, pela colaboração demonstrada.


ESPAÇO SÉNIOR


Lisboa possui “uma área metropolitana que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes”… que tributo darão estas pessoas? No quê ou a quem?

A Junta de Freguesia de Alvalade representa uma das sub-divisões da vasta área da Capital , correspondendo a cerca de 10.000 habitantes e sendo considerada a freguesia “mais idosa” de Lisboa. Neste sentido, temos uma forte preocupação no acompanhamento dos nossos Seniores




O ESPAÇO SÉNIOR foi criteriosamente pensado e criado de forma acolhedora, afetuosa e próxima dos Séniores, para os apoiar, acompanhar e estimular (re)integrando-os no dia-a-dia de aprendizagem, partilha e hábitos rotineiros, que durante anos fizeram parte das suas vidas.

Atualmente, o Espaço funciona na Rua de Entrecampos nº 64 A (Antiga sede da JF) e está aberto nos dias úteis das 9h às 13h, aos utentes da J.F.Alvalade (43 inscritos entre os 50 e os 91 anos) e conta com uma equipa técnica qualificada nas respetivas áreas.

Com este projeto pretendemos:

-  Promover o convívio e o bem-estar;
- Desenvolver e enriquecer qualidades individuais e grupais, como sejam: a coesão, a partilha, a confiança, a sensibilidade, as relações interpessoais, a iniciativa, a expressão, a participação e o autocontrolo;
-   Desenvolver a capacidade lúdica, realizando atividades criativas e recreativas;
-   Contribuir para a reorganização cognitiva, afetiva e corporal.

Neste sentido, fomentamos as relações interpessoais e intergeracionais, numa convivência sã e num ambiente saudável;


Piquenique Campo Grande



Almoço de Natal


Promovemos o bem-estar social, desenvolvendo o “eu”, suas experiências de vida, emoções e sentimentos; dinamizamos atividades de acordo com interesses e curiosidades;

As nossas actividades, com carácter permanente, são as seguintes: 


Informática ( 31 inscritos)



Pintura / Trabalhos Manuais (11 inscritos)


Inglês (10 inscritos)


Ginástica (19 inscritos)




Pilates (17 inscritos)/ Gerontomotricidade (7 inscritos)


Ainda estimulamos e incentivamos a participação em visitas ou passeios/caminhadas:

Torre do Tombo



Sociedade de Geografia



Num esforço singular de apoiar cada vez mais esta faixa etária, o Espaço Sénior da JFA, abrirá, brevemente, no período da tarde, das 14h às 17h, com workshops, apresentações, tardes temáticas e criativas, para todos os munícipes de Lisboa que tenham vontade de aprender e ensinar, pois é no convívio que se proporcionam as mudanças humanamente enriquecedoras.





Sem comentários:

Enviar um comentário