sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lisboa é QR code!


Ver códigos de resposta rápida (QR Code) em placares publicitários espalhados pelas ruas lisboetas é relativamente comum, mas não se pode dizer o mesmo quando se encontra um destes códigos impressos em calçada portuguesa.
Trata-se de uma iniciativa inédita de marketing, desenvolvida pela MSTF Partners para a Associação de Valorização do Chiado, noticia hoje o Jornal Público.
Com um telemóvel de última geração é possível abrir este código, desde que tenha instalada a aplicação necessária para o fazer. O sistema, inventado no japão em 1994, está a ser utilizado para promover a capital portuguesa e destina-se sobretudo aos milhares de turistas que cruzam por estes dias as ruas da baixa lisboeta.
O sistema é inovador mas não é infalível. "Acontece que em determinadas horas a luz solar poderá perturbar a leitura da pedra pela câmara", explica Tomás Froes da Partners em entrevista ao Público.
Além dos ruídos dos martelos e da contextualização histórica da calçada portuguesa, é possível encontrar nesta aplicação informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronómica e hoteleira do Chiado.



1 comentário: