quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os Leitores Pensam Lisboa - André Rodrigues

O nosso Leitor André Rodrigues assim pensou:

Santo António, este ano menos popular...

Quando o calendário marca 12 de Junho, paira nos ares de Lisboa um leve cheiro a Manjerico e a Sardinha, está a começar a maior festa popular da cidade em honra de Santo António. Tudo começa quando as noivas de Santo António desfilam nos seus carros de colecção do Marquês até à Sé, começando isto pelas 17 horas. Pelas 19:30, as marchas começam a preparar-se para o desfile que levou meses a preparar e desfilando também do Marques até à Praça do Rossio, onde pelo caminho encantam quem as vê e claro em busca da tão competitiva vitória pelo primeiro lugar, que este ano pela segunda vez foi entregue a Alto da Pina, ficando com o segundo lugar Alfama e em terceiro Alcântara. A festa depois continua pelas ruas de Alfama à Sé onde milhares de pessoas se juntam para petiscar a sardinha e onde milhares de jovens se concentram para festejar com os amigos e conhecidos o Santo António, o que se prolonga até à manha de dia 13.
Tudo os anos e mais ou menos isso que se passa, mas este ano houve algumas mudanças, podemos começar pela Sardinha, que perdeu a sua frescura para a Sardinha Congelada e com um preço 2 a 3 euros superiores aos anos anteriores. O outro marco do Santo António, o Manjerico saiu muito pouco das bancas, não fosse o seu preço estar entre os 3 e os 5 euros em média.
E mesmo a restante restauração não abonava a uma festa popular, pois os preços em geral subiram em flecha, e não, não devido ao aumento do IVA neste caso...
Mesmo assim milhares de jovens e menos jovens não deixaram de participar nesta festa única de Lisboa, onde parece que todos conhecem todos, onde todos convivem com todos, onde parece que a carteira só faz diferença naquilo que se pode ou não comprar na festa.
Mesmo assim, há um perguntar que penso que muita gente quando comprou uma sardinha ou perguntou o preço de um manjerico perguntou “Será a Festa de Santo António ainda popular?”



Sem comentários:

Enviar um comentário