quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rubrica: Lisboa aos olhos de Laurinda Alves


E estamos mesmo de volta com a nossa rubrica. Lisboa a ser pensada e debatida por todos. Hoje chega-nos a visão de Laurinda Alves que nos fala sobre este...poema que é Lisboa!

Pensar Lisboa - O que mais gosta na cidade de Lisboa?
Laurinda Alves - Gosto da geografia da cidade, da geometria imperfeita das ruas e da luz mais-que-perfeita sobre o azul do rio.

Pensar Lisboa - O que menos gosta em Lisboa?

Laurinda Alves - Não gosto nada, detesto mesmo, as pessoas que passeiam cães nos passeios e não recolhem os seus despojos. Ou seja, não gosto dos moradores incivilizados que não cuidam da cidade e, por isso, não a merecem.

Pensar Lisboa - O que mudava em Lisboa?

Laurinda Alves - Reforçava a limpeza e fechava mais ruas ao trânsito. Contagiava as pessoas para andarem a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, como eu própria ando há 3 anos, desde que vendi o carro e passei a andar a pé e de transportes.

Pensar Lisboa - O que recomendaria a um turista em Lisboa?

Laurinda Alves - O Castelo, sem sombra de dúvida, para ficar ali a olhar demoradamente para a cidade e o rio. E os miradouros: em especial o de São Pedro de Alcântara e da Senhora do Monte. E recomendava que andassem a pé, com tempo para olhar em todas as direcções porque em certos perímetros como o centro histórico aquilo que fica acima do nosso olhar, entre o cimo dos prédios e o céu, revela uma outra cidade inesperada e de uma beleza rara.

Pensar Lisboa - Com que cor identifica Lisboa?

Laurinda Alves - Para mim não há uma única cor de Lisboa, o que há é uma espécie de transparência que multiplica as cores e os brilhos da cidade e do rio.

Pensar Lisboa - Numa palavra, Lisboa é...?
Laurinda Alves - Lisboa é ... um poema.

6 comentários:

  1. Caracterização fantástica... Em tão poucas palavras, nada mais há para dizer ácerca desta linda cidade....

    ResponderEliminar
  2. Disse tudo sem esquecer de nada !!!!! Uma verdadeira prenda a vista que tem-se do alto do CASTELO a olharmos para as Colinas e para o TEJO !!!

    ResponderEliminar
  3. De facto, um grande testemunha sobre a nossa cidade.

    ResponderEliminar
  4. Excelente esta caracterização da cidade de Lisboa feita por Laurinda Alves!!

    ResponderEliminar
  5. A Laurinda disse tudo perfeitamente em poucas palavras. Um testemunho bem verdadeiro e pertinente .

    ResponderEliminar