quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rubrica: Lisboa aos olhos de Fernando Correia Marques

E hoje um olhar de Lisboa, do cantor Fernando Correia Marques, a quem muito agradecemos a gentileza e as respostas que nos deu. Não fomos no Carocha do Amor, mas temos aqui uma análise à cidade de Lisboa que devemos ler e considerar.

Pensar Lisboa - O que mais gosta na cidade de Lisboa?
Fernando Correia Marques - Gosto da mistura do antigo com o moderno e da sua história secular.

Pensar Lisboa - O que menos gosta em Lisboa?
Fernando Correia Marques - A criação de novos guetos sem estrutura nem justiça social, alem da falta de alguma solidariedade entre as pessoas pois a tendência para o acabar com os bairros tradicionais a isso os levam. Também não gosto de vê-la suja e esburacada... mas enfim...

Pensar Lisboa -O que mudava em Lisboa?
Fernando Correia Marques - Em primeiro mudava a mentalidade dos políticos, depois a nova mentalidade dos lisboetas (já sem tempo para olhar para o lado), por sequência continuaria a não deixar construir determinados mamarrachos que além de estragar a visão, estraga a boa disposição e por último não deixaria avançar jamais em tempo algum o depósito de contentores entre Santos e Alcântara.
Mas melhor do que eu façam o favor de consultar tudo o que de bom o Arq. Gonçalo Ribeiro Teles escreveu e falou de Lisboa e dos seus espaços não verdes.

Pensar Lisboa -O que recomendaria a um turista em Lisboa?
Fernando Correia Marques - Para um turista nada melhor que o levar a visitar os velhos bairros de Lisboa, às tradicionais casas de fado e por fim um passeio pelo rio para verem a maravilha que é Lisboa e a sua região distrital.

Pensar Lisboa -Com que cor identifica Lisboa?
Fernando Correia Marques - Honestamente as cores do negro e branco nada me diz pois significar noite e dia, morrer ou viver, ou guerra e paz para mim não faz sentido, pois acho que devia ter sempre uma cor que nos mostrasse o caminho do futuro... e elas existem... é só quererem alterar e sem irem aos tradicionais verde e vermelho ou até mesmo azul...

Pensar Lisboa -Numa palavra, Lisboa é...?
Fernando Correia Marques - Lisboa é e será sempre aquilo que os lisboetas quiserem que seja... o problema é que não vejo assim tantos a quererem e preferem deixar para os outros... Ah já agora não se esqueçam de dizer e escrever que em caso de novo terramoto e ou maremoto Lisboa desta vez será completamente o contrário da rainha da noite... E NINGUÉM FAZ NADA!

3 comentários:

  1. Gostei e dás-nos uma boa achega para o nooso trabalho. Abraço

    António

    ResponderEliminar
  2. Caros António e Daniel.

    Também gostei muito. O Fernando deu-nos uma excelente visão da cidade.

    ResponderEliminar