sábado, 24 de dezembro de 2011

Mais Proximidade Melhor Vida

Mais Proximidade Melhor Vida, é o nome de um projecto louvável em Lisboa. O projecto levado a cabo pelo Centro Social e Paroquial de São Nicolau pretende "diminuir o impacto da solidão dos idosos, promover a sua saúde e o bem-estar, facilitar a aquisição de bens e o acesso à informação e melhorar a qualidade da intervenção". Já avançou as fronteiras da freguesia e abrange agora também a Madalena, São Cristóvão e São Lourenço.

O projecto nasceu em 2010, mas o seu periodo de gestação foi longo. Tudo começou em 2007 quando a Universidade Católica fez o "Levantamento da População Idosa com Necessidades de Apoio na freguesia de São Nicolau". Segundo os responsáveis "havia cerca de 930 pessoas com mais de 65 anos a viver na Baixa, 1500 contando com o Chiado".

Neste momento, o Mais Proximidade Melhor Vida apoia 84 idosos e o objectivo é não só aumentar o número de pessoas a beneficiar do projecto, mas abranger todas as freguesias da Baixa Lisboeta. Para isso será necessária mais ajuda, não só de voluntários como de outras entidades. O projecto já conta com o apoio da Fundação Montepio, Fundação PT e grupo Jerónimo Martins.

Todos os problemas dos idosos são agravados pelos prédios moribundos, como testemunha uma senhora: "Quando a minha irmã esteve mais doente e era preciso chamar uma ambulância durante a noite, tinha de estar sempre a explicar a mesma coisa, ao telefone: Olhem que não tenho campainha nem consigo abrir a porta, tenho de vos atirar a chave". É triste ver alguém dizer que é "prisioneiro na sua própria casa".

Projectos como o Mais Proximidade Melhor Vida podem apoiar as pessoas, mas não podem reconstruir/reabilitar os prédios onde esta gente vive, por vezes com condições sub-humanas. Isso, deverá estar a cargo dos proprietários ou, no limite, das autoridades competentes. Trata-se de dar dignidade a vários Lisboetas.

Sem comentários:

Publicar um comentário