sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Rubrica: Lisboa aos olhos de Rita Marrafa de Carvalho


Na segunda-feira brilhou com a reportagem sobre o caso Feteira, hoje está na nossa Rubrica, a jornalista da RTP: Rita Marrafa de Carvalho, a quem muito agradecemos a participação no Pensar Lisboa.

Pensar Lisboa - O que mais gosta na cidade de Lisboa?
Rita Marrafa de Carvalho - A luz... a luz de Lisboa é única. É de uma imensidão avassaladora.
Entra nos bairros e reflecte-se nas calçadas.
É, de facto, incrível.

Pensar Lisboa - O que menos gosta em Lisboa?
Rita Marrafa de Carvalho - A decadência urbanística e os buracos. As construções constantes, as reconstruções siberianas. Os prédios premiados sem condições nenhumas. Abandonados, sem limpeza ou recuperação. É todo um património que nos define, que poderia ser útil para os jovens apaixonados pela capital lisboeta. Além disso, o asfalto das ruas, das estradas é um susto! Quando estive grávida descobri que as estradas portuguesas são potencialmente abortivas. É horrível... a falta de manutenção e de competência...

Pensar Lisboa - O que mudava em Lisboa?
Rita Marrafa de Carvalho - O que referi como pontos negativos da cidade. Os edifícios centenários revitalizados! Por vezes, certas zonas da cidade, aparentam um abandono deprimente. Prédios emparedados com semblantes lindíssimos mas destruídos! Sem dúvida que investia mais em sistemas de arrendamento e na responsabilização dos proprietários. Mesmo o que esteja judicialmente estagnado, quer por heranças, quer por diferendos contratuais, deveriam ter regimes de excepção e soluções rápidas. Nada deveria ser impedimento para que estes espaços, postais da cidade, aguardem "ad eterno" por vida nova.

Pensar Lisboa - O que recomendaria a um turista em Lisboa?
Rita Marrafa de Carvalho - A gastronomia e o rio. De preferência, a junção dos dois. Comer bem junto ao rio. A sensação de liberdade e o espaço de reflexão que tudo isso oferece. Não há gastronomia como a nossa... não há mesmo.

Pensar Lisboa - Com que cor identifica Lisboa?
Rita Marrafa de Carvalho - Azul... do céu, pois então.

Pensar Lisboa - Numa palavra, Lisboa é...?
Rita Marrafa de Carvalho - ...encanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário