segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lisboa também é palco do Estoril Film Festival




Realizado pela primeira vez em 2008, o Estoril Film Festival é já um dos festivais de cinema mais interessantes que se fazem na Europa. Mesmo sem ter ainda a força de outros grandes certames de renome, já trouxe a Portugal nomes como David Lynch e Catherine Deneuve.
Este ano, seguindo a mesma rota, estão presentes, entre outros, Paul Giamatti e David Cronenberg. Em termos de filmes, há-os para todos os gostos: desde o mais recente filme de George Clooney (Idos de Março, no título em português), ao novo trabalho de Roman Pollanski, de Gus Van Sant, de Lars von Trier, etc...
Apesar de se lhe reconhecer o mérito e a grandeza, em qualquer outro ano o Estoril Fil Festival não teria grande espaço num blog dedicado à cidade de Lisboa. Contudo, este ano, e naquela que foi uma das melhores iniciativas culturais de António Costa, a Câmara de Lisboa associou-se à de Cascais na realização do festival, que se chama agora Lisbon & Estoril Film Festival.
É mais um marco cultural para a cidade. E um bem grande, daqueles que atrai turistas de fora. E vale por isso a pena destacar a iniciativa das Câmaras de Cascais e Lisboa. A primeira, porque decidiu que, para o festival dar o passo em frente que se lhe pedia, precisava crescer e isso seria bem mais fácil com a associação a Lisboa. A segunda, porque não se intimidou com um projecto que era bom mas não era seu e se atirou de cabeça, tornando maior um festival que já era grande. À partida seria o passo natural e não haveria sequer como recusar a associação. Mas, infelizmente, também é certo que muitas vezes surge aquele ego/inveja do "aqueles têm uma coisa gira a acontecer, vou fazer uma ainda melhor", que acaba por impedir o crescimento de muitos bons projectos. Desta vez, para bem de Lisboa e de quem cá vive, tal não aconteceu.
O Lisbon & Estoril Film Festival teve início a 4 de Novembro e termina no próximo domingo, dia 13. Podem consultar o programa completo e todas as informações e novidades do festival aqui: www.leffest.com/pt.

PS - Quis que o meu primeiro post neste blog fosse sobre algo positivo sobre a cidade, apesar de também haver muitos reparos para fazer. Na hora de pensar qual seria esse "tema positivo" sobre o que escrever, espantei-me com a variedade de ideias e temas que me surgiram na cabeça do nada. Eu que tanto gosto de criticar, tinha afinal muita coisa positiva para escrever. Lisboa é assim, consegue dar-nos cabo do juízo e encher-nos de mimos ao mesmo tempo, para que no final do dia o saldo seja sempre positivo. E é por isso que, mais do que pensar e viver em Lisboa, vale a pena pensar e viver Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário