terça-feira, 15 de novembro de 2011

E O URSO SOU EU?




Certamente alguns já devem reparado na campanha de "sensibilização" do Metro. Pois é...

O Metro e a AR.CO, "considerando a importância de constituir e desenvolver relações activas e produtivas entre as duas instituições, estabeleceram um acordo de colaboração visando a promoção de iniciativas no contexto dos seus objectivos e vocação."

A campanha consiste em sensibilizar os utilizadores do Metro a comportarem-se de forma cívica.. e como fazem eles isso? Chamando os seus clientes de URSOS!!... Pois é... É verdade que o faz de forma satírica utilizando uma banda desenhada, mas será também esse um comportamento cívico?

Não deverá a educação e o apelo de novos comportamentos ser feito através de exemplos?

Na minha óptica, captada por uma pequena íris, uma pessoa que chama outra de URSA, devido aos seus comportamentos, não é mais que uma URSA...! Acho óptimo fazermos campanhas de sensibilização e apelar-mos a uma forma mais cívica de estar na sociedade, até porque hoje em dia o nosso grande mal é sofrermos de grandes índices de parolísmo mas sinceramente NÃO GOSTO, NEM QUERO ver as nossas crianças a sair da porta do metro a chamar outros de URSOS!!
Não me parece pedagógico nem cívico!

Deixo aqui um pequeno exemplo de como se podem fazer sensibilizações:

Na primária, no 1º ano, a professora quinze minutos antes da aula terminar, dizia aos alunos para colocarem a cabeça apoiada nos braços e fecharem os olhos. Estes reflectiam sobre o que haviam feito de bem ou mal naquele dia e sobre o que tinham aprendido. Terminada esta pequena reflexão, a professora solicitava aos alunos que colocassem a cadeira de pernas para o ar sobre a mesa de forma a empregada de limpezas poder varrer o chão mais depressa e não ficar com problemas nas costas (julgo eu)!
Mas a verdade é que aquele pequeno movimento de 2,3 segundos não custava nada, ao passo que custavam 10,15 minutos de chatice e trabalho desnecessário por parte da empregada!

Uma pequena diferença, de como as coisas podem correr melhor e serem mais saborosas se não nos andarmos a chamar URSOS uns aos outros!!

Até à próxima e "RESPEITE OS OUTROS"

Sem comentários:

Publicar um comentário