quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VEREADOR ESTUDANTE porque não?

A figura do Vereador Estudante, foi criada pela Câmara de Ouro Preto, Brasil, cujo o objectivo é "estimular a participação dos estudantes do Ensino Fundamental na prática legislativa do município e no exercício da cidadania".

Por cada Escola Secundária da Câmara, são eleitos 2 Vereadores Estudantes ( um titular e outro suplente). A eleição dos mesmos ocorre anualmente.

O Vereador Estudante pode, citando comunicado da Câmara de Ouro Preto "participar em atividades de capacitação como seminários, visitas técnicas e palestras sobre o funcionamento do legislativo em Ouro Preto. Além disso, eles poderão elaborar Indicações, Representações, Requerimentos e até Projetos de Lei para serem apresentados ao Legislativo Municipal".

A criação deste cargo, junto da Câmara, tem como objectivo, incentivar os jovens a participar activamente na região onde vivem e estudam, e sobretudo a demonstrar como funciona a política.

Segundo a Câmara de Guarani "A filosofia do Projeto Vereador Estudante baseia-se na formação das instituições democráticas, a qual exige que os jovens, para serem cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, conheçam e lutem pelos seus direitos de participar da definição e concretização dos rumos da sociedade. Para tanto, o projeto levará informações úteis aos alunos, e por extensão à comunidade, sobre o funcionamento, finalidade e importância do Poder Legislativo Municipal.
Em parceria com as escolas, a Câmara acredita estar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana". 


Esta parece-me ser uma excelente ideia, para que os nossos jovens possam desde novos participar activamente na Política! Parece-me a mim ser uma ideia muito interessante de implementar!







1 comentário: