quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fórum Mundial sobre água e energia

"Nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, a Sociedade de Geografia vai receber o Fórum Mundial Lisboa 21 sobre Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável.

O objectivo deste encontro, com convidados vindos dos cinco continentes, é preparar um documento com um plano de acção para a sustentabilidade, que será apresentado na Cimeira Rio + 20, a realizar no Rio de Janeiro em 2012, 20 anos depois da Cimeira da Terra, que teve lugar igualmente naquela cidade do Brasil. Durante o congresso vai ser proposta a criação de uma Agência da Água, no âmbito das Nações Unidas, com sede em Portugal ou Espanha, e a incorporação da Cultura como quarto pilar da sustentabilidade - os outros três são a coesão social, a protecção ambiental e o desenvolvimento económico.


Amalio de Marichalar, presidente do Foro Soria 21 e o principal impulsionador do Fórum Mundial Lisboa 21, justifica a escolha de Portugal pela "imagem internacional que o país tem ao nível das energias renováveis" e também pelas suas "raízes históricas e culturais". Em cima da mesa vão estar também temas como a criação de uma Universidade da Água, será discutida a ideia da água como valor e como fonte de cooperação e ainda a de um mecanismo que forneça aquele bem essencial aos países mais pobres. Neste momento, 1200 milhões de pessoas não têm acesso a água e 2600 milhões vivem sem acesso à água e saneamento básico."

Por:Inês Braizinha, in Destak

Parece que afinal Portugal, mesmo que seja apenas em algumas matérias, até tem uma imagem positiva.

Sem dúvida que seria bastante positivo que a sede da Agência da Água ficasse no nosso país. E acima de tudo fica a importância deste assunto que conta com a nossa ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário